Livro Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal



            Brasil e Portugal são duas nações unidas pela mesma língua e muitas tradições. O intercâmbio cultural entre as duas pátrias datam de mais de cinco séculos. Com o intuito de divulgar cada vez mais esses laços culturais, a editora In House lança a “Coleção Luso-Brasileira”.
                O livro “Brasil & Portugal: teatro, música, artistas e tal” tem o objetivo recuperar, registrar e preservar as memórias desta troca artística entre os dois países irmãos, focalizando o período de 1910 a 1960. Thais Matarazzo já tem editados outros dois títulos sobre o tema, “Irene Coelho, uma brasileira de coração português” (2011) e “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” (2013), também apresentados em Portugal.
            Os desenvolvimentos dos meios de comunicação e os adventos do disco, cinema, rádio, televisão, internet, entre outros fatores, contribuíram para a difusão das artes. No tocante à música popular, o teatro de revista e o rádio foram as ferramentas mais importantes para sua popularização, até meados do século XX, envolvendo um grande números de artistas, compositores, autores e empresários.
            Esse processo tem início em meados do século XIX, quando as primeiras companhias de revistas portuguesas aportaram no Rio de Janeiro. A fim de agradar o maior número possível de espectadores, as companhias somaram aos seus repertórios de músicas portuguesas diversas canções brasileiras. Também ocorreu que muitos artistas acabaram por fixar residência entre nós, vislumbrando maiores chances de trabalho, passando a integrar as nascentes companhias do teatro brasileiro. O fenômeno, em menor quantidade, aconteceu com artistas brasileiros que cruzaram a linha do Equador rumo ao continente europeu, tendo Portugal como porto principal.
            Impossível registrar num único volume os nomes de todos os profissionais da arte popular que participaram desta troca cultural, mesmo porque a pesquisa de campo é muito difícil em vários aspectos, o que exigiu da autora Thais Matarazzo muito fôlego em investigações realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto. O livro está dividido em duas partes: artistas brasileiros e artistas portugueses.
                Para celebrar a amizade e a cultura de Brasil e Portugal, a obra traz dois prefácios, do escritor e professor brasileiro José Américo Lisboa Júnior e do autor e historiador português Jorge Trigo. O texto da contracapa é assinado pelo jornalista Jefferson Silveira e o texto da orelha é do radialista Walter Manna.
            Esperamos que este volume possa servir de plataforma e referência para futuros estudos (e mais profundos) sobre a temática.

Comentários