PROJETO BIBLIOTECA VIRTUAL DISPONIBILIZA OITO LIVROS INFANTOJUVENIS DE THAIS MATARAZZO


 Com o objetivo de chegar a novos leitores e marcar o Mês da Criança, em outubro, a autora paulistana permite acessar gratuitamente seus títulos mais recentes, em formato e-book

 Por Carlota Caifero

Thais Matarazzo é uma escritora, jornalista e pesquisadora paulistana que tem como objetivo contribuir com a literatura e cativar o leitor. Autora de mais de 30 títulos, ela se baseia em dados e personagens reais, extraídos de documentos em arquivos centenários de São Paulo, para compor histórias que misturam realidade e ficção.

 Dona de uma narrativa leve e delicada – mesmo tratando de temas como escravidão, preconceito racial, desigualdade de gênero –, a autora escreve em prosa e poesia, mirando o público infantojuvenil. “É um desafio enorme escrever para o jovem leitor. Não podemos subestimar as crianças”, diz.

 Thais também se dedica a pesquisar sobre a história, as características e a identidade dos municípios que formam o cenário de suas narrativas, como São Paulo, onde mora, Taubaté e Paranapiacaba (Santo André), no Interior, e até Rio de Janeiro, revelando fatos, acontecimentos, personagens e curiosidades.

 A fim de chegar ao leitor iniciante e marcar o Mês da Criança, em outubro, Thais disponibiliza gratuitamente oito livros infantojuvenis no formato e-book, para estudantes, professores e educadores: Bárbara, a astronautaNove GavetasGabriela, semeadora de encantos poéticosAs aventuras de Tenório e Yolanda; A filha do lenhador; Um final de semana em Paranapiacaba; No Largo do Boticário; As artes da menina Eunice.

As obras foram lançadas entre 2019 e 2020, pela editora Matarazzo, e podem ser baixadas de graça, a partir dos sites: www.thaismatarazzoescritora.com.br www.editoramatarazzo.com.br, o conteúdo dos livros pode servir para atividades educacionais e culturais virtuais como leitura, contação de história, brincadeiras, e discussão dos temas abordados. Um dado importante é que professoras das redes pública e privada de São Paulo já estão utilizando os títulos de Thaís em aulas online, sobretudo em três unidades que ocupam o espaço do CEU Tiquatira, zona Leste.

 As ilustrações dos livros são assinadas pelos artistas plásticos Camila Giudice, Ulysses Galletti e Alexandre de Morais Almeida. Veja, abaixo, dados de cada obra:

BÁRBARA, A ASTRONAUTA (2019), ilustrações de Camila Giudice. Poesia. Sinopse: Bárbara é uma menina dona de uma imaginação criativa infinita. Gosta de fazer viagens pelo mundo da fantasia junto com seu amigo Knut, uma garça engraçada e excêntrica.

GABRIELA, SEMEADORA DE ENCANTOS POÉTICOS (2020), ilustrações de Camila Giudice. Prosa. Sinopse: O livro é uma homenagem da autora à poeta e diplomata chilena Gabriela Mistral. A narrativa traz curiosidades, momentos de dificuldade e de superação ocorridos na infância modesta de Mistral.

UM FINAL DE SEMANA EM PARANAPIACABA (2020), ilustrações de Camila Giudice. Prosa. Sinopse: folhetim infanto-juvenil estrelado pelos personagens Anita, Madame Jalloul e Mister Cardoso. Ambientado na década de 1940, no Alto da Serra, atual Paranapiacaba, durante uma visita do casal Jalloul e Cardoso à vila ferroviária, pertencente à extinta São Paulo Railway. Anita é uma garota carismática e comunicativa, levará os visitantes para um tour pelos principais cartões postais da vila.

AS ARTES DA MENINA EUNICE (2020), ilustrações de Camila Giudice. Prosa. Sinopse: Folhetim infantojuvenil estrelado por Eunice, Tenório e Yolanda. Eunice é uma menina-artesã nascida em Sabará, Minas Gerais. Aprendeu a manusear o barro e a técnica de empapelamento com d. Ignácia e a avó d. Conceição. Sua produção chama a atenção do tucano Tenório e sua amiga Yolanda.

NOVE GAVETAS (2019), ilustrações de Ulysses Galletti. Poesia. Sinopse: a partir da arte digital intitulada “Cômoda”, de Galletti, a escritora teve a ideia de compor nove poemas, um para cada gaveta da cômoda. São versos que giram em torno da fauna e dos ambientes celeste, urbano e tecnológico.

AS AVENTURAS DE TENÓRIO E YOLANDA (2020), fotos de Gilberto Cantero. Prosa. Sinopse: O tucano Tenório e sua amiga Yolanda são convidados a visitar o Sítio do Pica-pau Amarelo, em Taubaté. No sítio, Tenório vai aprontar mil travessuras, deixando Yolanda maluca.

A FILHA DO LENHADOR (2020), ilustrações de Alexandre de Morais Almeida. Prosa. Sinopse: Maria recolhe lenha na floresta junto com sua amiga Eunice. Seu pai, Tinhão Lenhador, é um homem bondoso e trabalhador. Junto com a esposa e os filhos mais velhos, vive temeroso por um segredo envolvendo sua amada filha.

NO LARGO DO BOTICÁRIO (2020), ilustrações de Alexandre de Morais AlmeidaProsa. Sinopse: Farah e suas primas chegam ao Brasil na condição de refugiadas sírias. São adotadas por um casal de médicos e vão morar no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro. Um recanto histórico e de legado cultural da cidade.

 A autora

        Thais Matarazzo, paulistana, atua como jornalista, escritora, pesquisadora cultural e palestrante. É autora de 32 livros publicados no Brasil e em Portugal, entre títulos de crônicas, contos, memórias e sobre história do rádio e da música popular brasileira. Proprietária da Editora Matarazzo, fundada em 2015, atualmente com mais de 200 livros editados, concedeu oportunidades e revelou dezenas de novos escritores. É editora da revista digital Escritores brasileiros contemporâneos.

Comentários