Caminhada Noturna Virtual: Capelas Paulistanas

 

    O projeto Caminhada Noturna Virtual é um oferecimento de Carlos Beutel - Apfel Restaurante Vegetariano.

    Acontece todas as quintas-feiras, às 20 horas, com apresentação do Guia de Turismo da Caminhada, Laércio Cardoso de Carvalho.

    Nesta quinta, 8 de outubro, a convidada será a jornalista, escritora e pesquisadora Thais Matarazzo, o tema será "Capelas antigas de São Paulo". 

    Sinopse: Antigas capelas paulistanas - Santa Cruz do Glicério, Santa Cruz do Pocinho (República), Santa Cruz das Perdizes e São Miguel Arcanjo (República) - a historiografia nos convida a imaginar como era a vida na pacata cidade de São Paulo no século 19. Em geral, os bairros começavam a se desenvolver a partir da construção de uma capela ou igreja marcando a presença cristã, momento em que eram predominantemente rurais. Com o passar dos anos chega a urbanização e o progresso. Todas as quatro capelas citadas foram demolidas, mas em torno delas existia a socialização de diversos grupos sociais, contribuindo para os desenvolvimentos das populações locais. O crescimento vertiginoso da cidade no final do século a levou a modernização radical das estruturas econômica e urbana. O espaço urbanizado se espraia e as antigas construções são demolidas para darem lugares a uma arquitetura moderna.

    Descrição das Imagens do Card/Banner: à esquerda, aquarela da Capela de Santa Cruz do Pocinho que ficava na Av. Vieira de Carvalho - centro de SP. À direita, aquarela da Capela São Miguel Arcanjo, que ficava na rua Dr. Bráulio Gomes - centro de SP. Aquarelas do ilustrador Alexandre de Morais Almeida.

    Participe via zoom!

    https://us02web.zoom.us/j/85235158848?pwd=ZlRDOWhlb2phbG1zeTJuS2owekFBUT09

Comentários