LUIZ VIEIRA (1928 - 2020)

 

Thais e Luiz Vieira na Rádio Manchete, 25/4/2013

Por Thais Matarazzo 

            Faleceu no dia 16 de janeiro de 2020, aos 91 anos, no Rio de Janeiro, o radialista, compositor, poeta, cantador e empresário pernambucano Luiz Vieira. Personalidade de enorme relevo na música popular brasileira, no rádio, enfim, no Mundo das Artes.

            Tive a felicidade e o prazer de conhecer pessoalmente Luiz Vieira no estúdio da Rádio Manchete, no prédio da Rua Assembleia, 10, no Rio de Janeiro. Naquela época eu realizava pesquisas e escrevia livros dedicados à música popular brasileira, seus artistas, e às memórias do rádio. Ele me recebeu com muita fidalguia e carinho. Desde então sempre que eu ia lançar uma obra nova, ele me telefonava para me entrevistar bem cedinho no programa Eu “show” Luiz Vieira. Voltei inúmeras vezes à rádio quando estava no Rio. Ele nos recebia sem cerimônias, com animação e alegria, costumava valorizar os escritores, os poetas, e os cantores e compositores da era de ouro do rádio.

            Pude assistir vários shows do artista. Quem não se lembra das suas canções: Menino de Braçanã, Paz do meu amor (Prelúdio nº 2), Na asa do vento, Guarânia da Saudade, Guarânia da lua nova, Inteirinha entre outros sucessos? Um excelente disco gravado por Vieira, Retalhos do Nordeste (Copacabana, 1959) pode ser ouvido pelo Youtube, assim como outras músicas e trabalhos discográficos.

            A editora Matarazzo fez uma homenagem ao artista através do tradicional concurso Versejando com Imagens: Vieira é patrono de uma das honras entregues aos poetas contemplados. Um reconhecimento pela sua vida dedicada à música e à poesia.

            Luiz Vieira, “Menino-Passarinho” partiu para o Céu das Artes e deixará muitas saudades!

 



Comentários