Um dia por vez... ABC da Vida

 

BEM-TE-VI

(Crônica 4 – 28/4/2021)

Receber a notícia de um diagnóstico de câncer não é nada fácil!

No meu caso, fui informada por um oncologista insensível e grosseiro, ele foi bastante cruel ao tratar de tão delicado assunto! Relato o ocorrido no meu último livro “Alegria e Gratidão: palavras de um coração” (Matarazzo, 2021).

Lembro-me que ao voltar para casa naquela tarde, corri para os braços da minha mãe e contei tudo. Ela, aos prantos, me disse: “– Thais, não se revolte, são os testes da vida!”.

Mamãe é uma mulher sábia e de pés no chão! As experiências vividas a transformaram numa verdadeira psicóloga.

Graças a D’us a revolta não passou pela minha mente, e após escutar os conselhos maternos, resolvi aceitar essa nova etapa da minha vida revelada naquela tarde de agosto de 2020. Foi a melhor atitude que tomei! Viva a sabedoria das mães!

Confesso que fiquei muito assustada com o que iria acontecer. Mentiria se não afirmasse que pensei que iria morrer. Na minha família já havia perdido vários parentes por causa do câncer. O último caso foi da minha madrinha, em 2012, ela teve câncer de pulmão diagnosticado tardiamente. Quando descoberto, não havia muito a ser feito, ela sofreu muito nos cinco meses em que viveu.

Regressando ao meu caso, no dia seguinte a turbulento episódio, enxuguei minhas lágrimas e fui à luta. Eu não queria morrer e faria o impossível para lutar pela minha vida. Acredito na Providência Divina e me lembrei de uma das palestras do Rabino David Weitman, quando ele falou de uma antiga expressão ídiche: “Pensa bem e vai ser bom!”. Foi o que fiz, logo apareceram alguns anjos que me ajudaram naquele instante tão complicado!

Conheci um rapaz judeu muito simpático no começo de 2020, conversamos algumas vezes e ele me contou sobre a milenar Filosofia Judaica. Fiquei interessada. Ele me indicou o canal “Legal Saber” do Youtube, do Rabino Weitman. Assisti uma vez e comecei a acompanhar as aulas semanalmente, de todos os ciclos apresentados o que mais gosto é o “ABC da Vida”. Mal sabia que todo conteúdo que aprendi nos vídeos através das palavras sábias e cheias de luz do rabino me auxiliariam meses mais tarde.

Então, naquele momento inicial, escutei, absorvi, refleti e coloquei em prática os conselhos da mamãe e do rabino. Eles me auxiliaram a enxergar que eu deveria acreditar que a solução estava no próprio problema e que a Providência Divina nunca falha. Nunca perdi a minha fé, confiança em D’us, otimismo e alegria! Agora, mais do que nunca, procuro viver contente e satisfeita com o que possuo.

Adquiri o livro “A arte de ser mais gente” do Rabino David e este livro tem sido minha estrela guia. Ele nos ensina a seguir pelo caminho mediano, nunca desviar para os extremos, assim mantendo o equilíbrio necessário para sobreviver neste mundo. O conteúdo é excelente e nos ajuda a aperfeiçoar nosso caráter. Não é algo fácil para aplicar na prática, tudo são processos, lições que aprendemos (pelo amor ou pela dor) na escola da vida.

Por isso, mantenho-me serena e confiante. D’us é tão misericordioso que renova todos as manhãs minhas energias para seguir em frente. Energias necessárias para a minha recuperação, o resultado satisfatório do tratamento oncológico, ter qualidade de vida, estar com minha amada família, e continuar o meu adorado trabalho com a literatura, poesia e livros!

É preciso que diante de uma aflição saibamos enxergar o que teste da vida quer nos revelar. Nunca permitir que os pensamentos pessimistas dominem a mente e a alma. Troque todos eles por pensamentos que te dão prazer e alegria. É o primeiro passo!

É preciso entender que o presente é o “presente” que recebemos todos os dias. É necessário ter coragem, fé, garra, contentamento e otimismo para encarar um período nebuloso que causa medo, desconfiança e inspira a depressão. Todo ser humano é capaz de vencer, acredito nisso! Enfim, é o “ABC da Vida”: ele ensina todos nós!

 


Comentários

  1. Os textos da Thaís Matarazzo nos encanta, não só pelo conteúdo em si mesmos mas pelo que eles encerram no seu bojo os ensinamentos de vida, de força e de enfrentamento!
    Thaís amo ler seus textos, admiro-a de montão. Beijo no coração ❤

    ResponderExcluir
  2. Os textos da Thaís Matarazzo nos encanta, não só pelo conteúdo em si mesmos mas pelo que eles encerram no seu bojo os ensinamentos de vida, de força e de enfrentamento!
    Thaís amo ler seus textos, admiro-a de montão. Beijo no coração ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário