Um dia por vez... Crônica das Mãos

 

CRÔNICA DAS MÃOS

(Crônica 5 – 5/5/2021)


Delicadezas era para ser o título desta crônica, mas ela tem um sentido mais profundo, quero abordar a empatia e a solidariedade.

Nesses nove meses de tratamento oncológico, conheci pessoas especiais, vou escrever sobre todas nas crônicas desta série. Como repetia o poeta Paulo Bomfim, esses momentos não são encontros e sim reencontros.

Hoje vou falar de duas pessoas queridas, a farmacêutica Taís Bonfá, e a Denise Abranches, cirurgiã-dentista e coordenadora da Odontologia do Hospital São Paulo.

Conheci a Taís logo que principiei meu tratamento no ICESP, é através das suas mãos que recebo mensalmente o medicamento da quimioterapia oral, o "santo remédio" como o chamo, e também digo que ela tem "santas mãos". 

Todas as vezes que tenho agendado a assistência farmacêutica, conversávamos um pouquinho. E não é que além de xará, moramos no mesmo bairro, e ela também gosta de livros? Muito legal! 

Fecho minha última obra Alegria e Gratidão: palavras de um coração com um texto em homenagem e agradecimentos à toda equipe do Instituto do Câncer. Quando o livro impresso ficou pronto, levei um exemplar para minha xará sem "h". Percebi que ela se emocionou, e eu também. 

No mês seguinte, Taís me presenteou com duas peças lindíssimas, uma presilha e um marca página da Florescer em Flor. Fiquei muito sensibilizada com os presentes tão delicados e certeiros, caíram como uma luva mesmo, pois marcador de página é uma utilidade essencial para quem vive num mundo de livros como eu, e como tenho o cabelo curtinho, uso presilha com frequência. 

Taís me contou que junto com sua irmã criam peças como colares, brincos e marcadores, de forma manual e com flores naturais. São habilidosas artesãs, fico cá só a imaginar o trabalho e a paciência necessária para confeccionar cada acessório!

E a presilha que ganhei foi feita com a flor que estampa a capa do livro Alegria e Gratidão, aquela espetacular fotografia de um beija-flor "beijando" pequenas flores vermelhas clicada pela amiga Marcia Costa

Não dá para não se emocionar, não é? 

Desde então tenho usado a presilha sempre.

Um pouquinho antes de conhecer a Taís, encontrei com a Denise Abranches em um ambulatório do Hospital São Paulo. 

Foi em uma tarde de terça-feira, estava acompanhada da minha irmã Tatiane, e percebemos imediatamente o carisma da Denise e seu jeito de ser - de preocupar-se e tentar ajudar o próximo. Ela veio ao nosso encontro trazendo um envelope branco com máscaras N95, fazendo mil recomendações e dizendo: "Me trate apenas por Denise, nada de doutora", acredito que ela seja mineira, pois o sutil sotaque não engana. 

Foi um gesto carinhoso e nobre, não tem como não se deixar cativar pela Denise! É difícil encontrar pessoas como ela, com um grande coração, repleta de bondade, corajosa, além de competente profissional.

Voltei para casa comovida com a atenção da Denise e sua história que ela narrou rapidamente, acabei por escrever um poema abordando o acolhimento e a palavra amiga.

Na nossa rápida conversa, ela nos contou que foi a primeira voluntária brasileira da vacina da Oxford, do seu comprometimento com o trabalho na coordenação da Odontologia do hospital, da sua atuação na linha de frente da UTI tratando os pacientes para prevenir focos de infeção bucal, da sua eficiente e unida equipe de residentes e demais colegas, do trabalho voluntário em outros hospitais, e principalmente do amor e dedicação como cuida de todos os pacientes de alta complexidade vitimados pela Covid-19 internados na UTI.

- É uma morte solitária e sem despedidas, longe dos parentes e dos amigos! Muito triste! Aquele paciente só tem a nossa presença. Não faço nada sozinha, conto com muitos colegas. Tivemos colegas profissionais da saúde que acabaram contaminados e faleceram, nos deixando um legado de aprendizado. - nos relatou Denise.

Embora trabalhando sem descanso, fiel à sua missão, sempre encontra um tempinho para me enviar uma mensagem a perguntar como estou. Fico sensibilizada com as atitudes da Denise e sou muito agradecida pela sua atenção e amizade. Sua doação é um bem maior para toda a humanidade!

A Denise Abranches é daquelas pessoas abençoadas que D'us protege de todos os males, porque cumpre sua missão com coragem, segurança, comprometimento e colocando amor em tudo o que faz. Por isso, ela faz a diferença! E tenho certeza que essa percepção é comungada por todos que a conhecem!

São as mãos dessas profissionais da saúde, mãos acolhedoras, mãos amigas, mãos eficientes, mãos de empatia, mãos de solidariedade, mãos do amor, mãos curativas, mãos do compartilhamento, mãos de boas ações, mãos de gentileza, mãos dedicadas, enfim, mãos que doam respeito, esperança, gentileza e assistência a todas os pacientes que possuem a sorte de ter cruzar com essas profissionais!


Comentários