Um dia por vez... Toada da vida

 

TOADA DA VIDA

(Crônica 7 – 19/5/2021)

Domingo de manhã escutei pelo rádio que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, havia falecido aos 41 anos, devido a um câncer no sistema digestivo com metástase.

            A morte de uma pessoa jovem provocada por uma prolongada enfermidade sempre choca mais o público. Mas a morte faz parte da nossa trajetória e, acredito, que a maioria das vezes, as pessoas não estão preparadas para este momento final.

            Desde 2019 quando foi diagnosticado com a doença, Covas nunca escondeu nada do público. Mesmo em tratamento oncológico, continuou a trabalhar. Sempre sorrindo, falando com otimismo e motivação, seguia sua agenda à frente da Prefeitura.

            Ficava surpreendida com a sua disposição, coragem, alegria, serenidade, foco, o saber lidar com as dificuldades, e a transparência em falar sobre o câncer. Sua forma de encarar esse “teste da vida”, cativou a minha admiração pelo Bruno como ser humano.

            E quando se está doente é preciso aproveitar os pequenos momentos de felicidade que a vida ainda nos reserva, apesar dos riscos. Em janeiro deste ano, ele e o filho Tomás, de 15 anos, viajaram até o Rio de Janeiro, para assistir à final da Libertadores da América, no Maracanã. Devido à pandemia do Covid-19, Bruno foi criticado nas redes sociais. Acredito que no fundo do seu coração, ele sabia que precisava atender o pedido do seu amado filho.

            Quando descobri também ser portadora de um câncer de mama metastático, me lembrei do exemplo inspirador do finado prefeito. Embora sinta hoje que não tenho a mesma disposição física de antes, não desisti do meu amado trabalho com a literatura e os livros, mesmo sendo complicado diminuir o ritmo. Contemplo e agradeço a D’us por tudo o que ele me oferece. Procuro me concentrar nas coisas boas e que me dão prazer. Prossigo a sonhar e fomentar meus objetivos, isso facilita a perseverar na luta diária da vida. E... não perco nenhuma oportunidade em fazer o que gosto!

            Vi pessoalmente duas vezes Bruno Covas.

A primeira vez foi em 18 de abril de 2019, na inauguração, após uma reforma, da sala multiuso, que tem seus janelões virados para o jardim da Praça Dom José Gaspar, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro.

Lembro-me de ter escutado a notícia sobre o evento um dia antes na Rádio Cultura FM, foi anunciada a presença da Conceição Evaristo, uma das convidadas. Já havia lido alguns livros da escritora, como, Olhos d’água, Ponciá Vicêncio, Becos da memória e Insubmissas lágrimas de mulheres. Geralmente, compro livros, leio-os e faço as obras circularem através de doação dos exemplares para bibliotecas ou pessoas interessadas. Por outro lado, também gosto de colecionar livros autografados, e como as obras de Evaristo me impactaram fortemente, ah... queria seu autógrafo também. No dia do evento antes de ir para o evento na “Mário”, passei em uma livraria independente no Bixiga para adquirir os títulos.

Bruno Covas na inauguração do "Sarauzódromo" da Biblioteca
Mário de Andrade, em abril de 2019.
Crédito da foto:
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/dia-do-prefeito-bruno-covas-1555620943.37

Pontualmente, às 19 horas, Bruno Covas chegou com sua comitiva na biblioteca e foram direto para o “Sarauzódromo”. Ele abriu a solenidade e anunciou que o espaço receberia o nome de Tula Pilar Ferreira, uma homenagem à poetisa e escritora mineira que morou na periferia paulistana durante muitos anos, e que havia falecido poucos dias antes. Afirmou ainda que a sala seria destinada às apresentações de saraus e slams de coletivos de toda a cidade.

Em seguida, após alguns discursos, foi a vez da apresentação de Conceição Evaristo, Roberta D’Alva, e um excelente violonista que não consigo me recordar o nome, ele acompanhou com um fundo musical a leitura de trechos do romance Água Funda da escritora Ruth Guimarães, e declamações de poemas de Tula Pilar.

Seis meses depois, em 5 e 6 de outubro de 2019, aconteceu o I Festival Mário de Andrade, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A Editora Matarazzo e o Coletivo São Paulo de Literatura concorreram ao chamamento para participar do “Corredor do Livro” - trajeto formado entre a “Mário" e a Praça das Artes, na Rua Conselheiro Crispiniano -, fomos contemplados e recebemos duas tendas. A programação do evento foi rica. Foi uma experiência fantástica participar!

No domingo dia 6, na parte vespertina, o prefeito, o secretário de Cultura, Alexandre Yossef; outras autoridades e assessores caminharam pelo “Corredor do Livro”, eu estava na tenda da Matarazzo conversando com dois leitores, vi quando a comitiva passou causando um burburinho. Depois, todos entraram no Theatro Municipal, pois aconteceria um bate-papo e lançamento do livro “Prólogo, Ato, Epílogo” da jornalista Marta Góes, uma homenagem aos 90 anos da atriz Fernanda Montenegro.

Nossa tenda estava localizada na Conselheiro Crispiano, quase na esquina com a Rua 24 de Maio, em frente a lateral do teatro, de onde se vê suas imensas janelas. Quando encerrou o evento, lá pelas 18 horas, um grupo seleto de convidados foram para um coquetel reservado em uma das salas do teatro.

De uma das janelas nós avistamos vários artistas, políticos, jornalistas e outras pessoas. Enquanto lá fora realizávamos o sarau de encerramento com vários escritores e poetas independentes, avistamos do lado de fora toda movimentação refinada reunião social. Teve um momento em que Fernanda e Bruno Covas apareceram na janela, tinham taças nas mãos e brindavam o festival.

Lembro que naquele momento o poeta Thomás Miranda gritou:

- Gente, olha a Fernanda Montenegro! – ela notou a nossa movimentação e acenou um discreto tchauzinho.

I Festival Mário de Andrade, outubro de 2019.
Foto: Gilberto Cantero

Enfim, essas memórias me vieram à mente hoje e quis registrar na crônica da semana. Na toada da vida, na melodia, nos arranjos e nos contrapontos, precisamos sempre estarmos atentos para não perdemos o compasso e o ritmo de sermos alegres apesar de qualquer adversidade!

A nobreza de caráter está na solidariedade, coragem, na empatia pelo próximo, e na vontade de viver!


Comentários