HELENA DE LIMA (1926 - 2022)


Voz marcante das noites cariocas e dos corações dos boêmios, Helena de Lima faleceu ontem, 16 de maio, no Rio de Janeiro.

Hoje completaria 96 anos. 

Quando ouvi a primeira vez um dos seus LPs, fiquei encantada com a sua interpretação e voz. 

Helena escolhia a dedo seu repertório, compositores maravilhosos lhe entregaram composições especiais. Como ela canta deliciosamente um samba-canção!

Em 2004 assisti um espetáculo organizado pelo Luiz Vieira em um teatro da Av. Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo. Dele tomaram parte vários cantores, Helena estava lá. Foi um prazer ouvi-la ao vivo. Elegante e simpática, foi copiosamente aplaudida. A certa altura, Vieira conversou rapidamente com a cantora. Ela contou sobre o auge da sua carreira, quando era uma estrela das noites cariocas e de São Paulo, onde fez memoráveis temporadas na boate Oásis e no Captain's Bar (Hotel Comodoro), nos anos 1950 e 60.

Tinha muita vontade de conhecê-la pessoalmente. Consegui o feito por intermédio do cantor Márcio Gomes, em 2009. Nosso encontro deu-se no Museu da República, no Catete. Estava na companhia da querida amiga Vó Jacy de Castro, que tirou esta foto que guardo com muito carinho.


Mais tarde, em 2014, lancei o livro "Vozes do Brasil: trajetória de grandes artistas e comunicadores". A sessão de autógrafos aconteceu na Livraria Folha Seca, na Rua do Ouvidor, no Rio. Helena esteve presente, junto com outros artistas retratados na obra. Foi uma grande felicidade!

Este segundo encontro foi possível graças à Marina Teixeira , amiga e anjo da guarda de Helena. 

Gratidão, Helena de Lima por nos encantar com sua arte musical!


Alguns cliques do lançamento do livro "Vozes do Brasil: trajetória de grandes artistas e comunicadores" (In House), Livraria Folha Seca, Rio de Janeiro, 22/11/2014.

Helena autografando

Helena de Lima com Marina Teixeira, familiares e amigos

Thais e Helena 


A cantora Claudia Moreno (1932 - 2021) também teve sua história
registrada no livro. Foi uma tarde feliz de encontros e reencontros

O escritor Gabriel Gonzaga, Thais e Claudia Moreno


O radialista Gerdal dos Santos é um dos comunicadores focalizados
na obra. Aqui cumprimenta Thais e Helena de Lima observa a conversa

"Vozes do Brasil..." traz fragmentos das trajetórias de
Gerdal dos Santos, Claudia Moreno, Salomão Ésper, Helena de Lima,
Roberto Luna, Marion Duarte, Perfilino Neto e Denise Duran


Comentários