Um dia por vez... Calcei os sapatos azuis

 

Calcei os sapatos azuis

(Crônica 9 – 10/6/2021)

Gravação do programa Biblio na Tela,
TV Câmara São José dos Campos.
Personagens: Yolanda, Tenório e Mister Coxinha

Nada direi, mas, enfim,
vou ter a grande alegria
de a Arte dizer por mim
tudo quanto eu vos diria
(António Aleixo)

A primeira crônica que escrevi para a série Um dia por vez foi sobre a compra de um par de sapatos azuis, modelos anos 1920, um acessório para a minha personagem Yolanda, que interpreto nas cenas de improviso com o Coletivo São Paulo de Literatura.

Na verdade, a aquisição do calçado tem um significado mais profundo: representou um elo de esperança no futuro, em dias que eu não sabia como iriam se delinear.

Felizmente o destino, que se fez presente até agora, tem sido abençoado, repleto de aprendizagens e novas perspectivas.

Quero contar para você que finalmente calcei os sapatos azuis!

Sim, e para uma finalidade que almejava do fundo do coração: voltar à ativa nos trabalhos literários e artísticos.

Aconteceu assim.

Depois de conhecer a artista plástica Eunice Coppi aqui em São Paulo, no Centro Cultural dos Correios, e saber mais sobre suas memórias, acabei por escrever três livros infantojuvenis em que ela aparece como personagem, o principal é As Artes da Menina Eunice (disponível no formato e-book para download na minha Biblioteca Virtual).

Nesta obra, a personagem Yolanda e seu amiguinho Tenório (o tucano) realizam uma viagem de excursão por várias cidades mineiras, entre elas Sabará. Na terra natal de Eunice, a dupla acaba por conhecê-la, a garotinha artista. Encantam-se com seus bonecos de barro e durante uma tarde passeiam pelos principais cartões postais da cidade.

E não é que acabamos por sermos eternizados em um conjunto de bonecos da Eunice?

 

Foto: Gilberto Cantero

Pois bem, a Eunice Coppi acabou por compartilhar o e-book com seus contatos. O livro chegou para a Flávia Mara Silva, coordenadora da programação das Bibliotecas de São José dos Campos.

Flávia me convidou para participar do projeto Biblio num Clique (disponível no Instagram e Facebook), para que eu pudesse divulgar meus livros e gravar uma contação de história.

Em seguida, surgiu a oportunidade de ser entrevistada no programa Biblio na Tela, da TV Câmara de SJC.

A data agendada foi ontem, 9 de junho. Por sorte, não choveu e o sol brilhou no céu, estava um dia quentinho. Meu querido pai me levou de carro até lá.

Fui recebida na Câmara Municipal com muito carinho e atenção, toda equipe foi gentil. São profissionais eficientes e comprometidos. Pude conhecer pessoalmente a Flávia, muito querida, espontânea e comunicativa. Ela é também a apresentadora do programa Biblio na Tela, com previsão de ir ao ar em julho próximo.

Antes da gravação aconteceu a maquiagem, feita pela simpática professora e maquiadora Kôka Oliveira. Conversamos um pouquinho durante a sessão make, e ela me contou sobre o seu lindo trabalho com as artes cênicas realizado com alunos da rede pública, e de como esse projeto é transformador na vida das crianças e adolescentes.

Kôka, gentilmente, deixou um bilhetinho carinhoso na minha bolsa de maquiagem. Fiquei comovida! Obrigada, Kôka.

Além da entrevista, também fizemos a contação de história As Artes da Menina Eunice.

Interpretei a Yolanda, usei meu habitual figurino e os novos sapatos azuis!!! Contracenei com o Tenório e o Mister Coxinha (meu velho), dessa vez ensaiamos a semana toda.

Pode parecer uma grande tolice, mas para quem tem uma doença grave e crônica como a minha - ainda mais em meio a pandemia do Covid-19 -, a concretização de um sonho: o de poder voltar à ativa presencialmente e falar sobre literatura, livros, artes e fazer novos amigos é a MELHOR COISA DO MUNDO!

E para que a gravação fosse realizada, todos seguimos rigorosamente as regras de protocolo de proteção.

Aiiii.... quanta felicidade! A Alegria me circundou intensamente!

Ah, não posso esquecer que usei outros dois novos acessórios: um medalhão retrô e um lindo par de brincos da Florescer em Flor, da Taís Bonfá e sua irmã.

Estar em São José dos Campos foi um presente e devo esse momento inesquecível a D’us, à Eunice, à Flávia, ao meu pai, e à toda equipe da TV Câmara! Talvez vocês nem possam calcular a importância de ter participado desta gravação. Gratidão!

O par de sapatos azuis tornou-se um talismã em minha vida. Sempre que os calçar, será mais um dia de vitória! 


Comentários