Foto histórica das escritoras do Vale do Paraíba

 

O movimento "Um Grande Dia por Aí" com fotos históricas das escritoras segue florescendo e com adesão de muitos grupos que abraçam o projeto com muito entusiasmo, união e força. É preciso dar visibilidade e protagonismo à literatura feita por mulheres.

A iniciativa e o início do movimento é da jornalista e escritora Giovana Madalosso, inspirada na ideia da foto de “Um grande dia no Harlem” de Art Kane, feita em 1958 com grandes personalidades jazzistas do momento.

A primeira foto histórica das escritoras foi tirada em 12 de junho passado, na A Feira doLivro, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. Na mesma data, grupos de escritoras brasileiras se reuniram em inúmeras cidades e no exterior para fazerem suas fotografias.

Para compor a reunião de fotos históricas, mais um clique foi feito neste sábado, 23 de julho, no Via Vale Garden Shopping, em Taubaté. A fotografia fez parte da programação do I Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale do Paraíba, sendo uma parceria com o Coletivo São Paulo de Literatura, representado por Thais Matarazzo, também membro-correspondente da Academia Taubateana de Letras, ATL, e Gilberto Cantero.

A ação foi recebida com entusiasmo por Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, presidente da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, AVLA, promotora do encontro. Marlene aprovou a ideia e a colocou dentro da programação.

Pode ser feito o download da foto em alta resolução clique aqui. A autoria é de Gilberto Cantero.

I Encontro das Academias Literárias e Artísticas do Vale do Paraíba reuniu 12 entidades congêneres. A organização foi da AVLA, com apoio de Alessandro Bertholli, Waldir Capucci da Academia Jacareyense de Letras, AJL, e Paulo José Pereira da Academia Taubatena de Letras, ATL, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté e do Via Vale Garden Shopping.


Comentários